quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O Encontro Marcado, de Fernando Sabino



Algum escritor, em alguma palestra, se referiu ao livro O Encontro Marcado de Fernando Sabino, seu favorito, como uma obra daquelas que vai fundo, como se revirasse o lixo e encontrasse ali algo que possa, assim, ser transformado. A descrição foi boa o suficiente para fazer com que eu a ficasse martelando até comprar e, finalmente, ler o livro.

Enquanto lia, pensava: não é um livro para ficar na minha estante, deve ser passado a alguém. Não porque pensei em me desfazer da obra, mas porque julguei necessário que alguém tivesse contato com aquilo. Nunca havia lido nada do Sabino, não tinha ideia de como era sua escrita e se seu estilo me agradaria. Não só me agradou como me encantou. E agora posso concordar com as palavras do tal escritor, que o definiu muito bem.

Falando em escritor, O Encontro Marcado relata a história de Eduardo, um mineiro nascido numa família humilde e amável; nervoso quando pequeno, intelectual e boêmio quando adolescente e em crise quando adulto. Queria ser escritor, mas isso já era. Queria era escrever um romance e ai: “sou escritor”, “não sou escritor coisa nenhuma”, “vou escrever um romance”, “o que vou escrever?”, “está ruim” . O personagem mergulha em crises ditas profissionais que, no entanto, retratam perfeitamente sua personalidade e a certeza de que (por favor, que isso não pareça auto-ajuda) as oportunidades voam e a vida também.

O Encontro Marcado é simples, não traz a promessa de ser uma estória revolucionária e não o é. Entretanto, é belo. Uma leitura que faz com que você a questione e se questione durante e depois. Um livro que, sem dúvidas, já virou o meu de cabeceira.

Indico a leitura a todos que desejam se encontrar e também aos que gostam de se deparar com uma escrita rica e absolutamente apurada, aliás, Sabino consegue ser muito preciso sem delongas. É tudo muito rápido, objetivo e, repito, bonito.

4 comentários:

Samara disse...

Mais um motivo pra querer morar perto de você: para que me passe livros como esse.

Unknown disse...

Lah, você precisa ver a exposição em homenagem ao Sabi, que também chama O Encontro Marcado. É uma coisa linda...esteve em cartaz aqui em BH durante um tempo e acho que vai voltar. Eu te aviso, quem sabe você não vem ver? =)

Unknown disse...

Sam, motivos você tem de sobra, é só vir ;D

Ferdi, não esquece de nos avisar!

Bípede Falante disse...

Estou lendo e adorando :)